Não é preciso procurar muito por motivos para se jogar futebol: como esporte, o futebol tem especificidades, é um jogo dinâmico, em alta velocidade, a bola está quase sempre em movimento.
O caráter coletivo do jogo de futebol é outro elemento atraente para os participantes: não basta bons jogadores, eles precisam estar organizados como uma equipe, precisam confiar uns nos outros, atribuir e cobrar responsabilidades uns dos outros, e isso demanda um desenvolvimento emocional intenso. Seja na várzea, na areia, na rua, ou no estádio, qualquer pessoa que chuta uma bola quer fazer gols, ganhar o jogo. Como dois times e cada um dos jogadores querem a mesma coisa, a tensão emocional na situação de jogo é sempre alta, ambiente propício para explosões, xingamentos, agressões físicas, ofensas morais, etc. Não que elas sejam regras, mas em qualquer jogo de futebol são sempre uma possibilidade. O futebol é um jogo passional.

E é claro entre isso tudo temos o futebol profissional destacado na mídia, e com crescente destaque o futebol feminino também!

Isso tudo manifesta a importância do futebol como elemento da cultura brasileira contemporânea.


Eu por exemplo: Tenho hábitos de quando vou sair, viajar, ou jogar com as amigas.. gosto sempre de sair com a camisa do pelotas.

Não precisa ter necessáriamente jogo do seu time para você exibir as cores do seu time.. pq torcedor é isso ai, torce.. quando ganha e quando perde.. quanto tem jogo ou não..

É desta maneira que eu sou com o meu lobão e exibo as cores aureo- cerúleas sempre.!!

2 comentários:

Anônimo disse...

pois nos vivemos tantas emoçoes junto a o nosso time pois quando nascemos os nossos pais decidem que time seremos e dai nos nao o largamos mais compramos camisetas e a usamos para qualquer coisa nos faniticos pelos nossos times sabemos bem oque é um amor de verdade pois nos vivemos ele a cada jogo nao importa se o time perde ou ganha ele sempre continuara semdo o mesmo! eu amo a dupla Bra-Pel.

karoline disse...

Loooobo, a torciiida feminina do loobo é a maaaaaaaaaiiiiior *o*